O que é o prócampo

Minha foto
Laranjal do Jari, AP, Brazil
Somos acadêmicos da primeira turma de licenciatura em educação do campo no Amapá. Atuamos na educação em vários municípios do estado. Ribeirinhos, urbanos ou índios, mudamos a idéia de que o campo é lugar de atraso. Somos Prócampo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Valores imutáveis


Dentre tantos fatos tristes em meio à catástrofe ferreirense deste ano observam-se vários movimentos capazes de despertar admiração e repúdio. No terceiro dia de alagamento, por exemplo, deu-se início a várias frentes de trabalho, dentre elas uma que me pareceu confusa pelo exato tempo impróprio.
A capina da cidade que, ocorre normalmente em datas especiais, ou antes de algum evento festivo, foi iniciada na orla da cidade misturando-se com as ações para conter o caus instalado no município por conta da forte enchente que desabriga dezenas de famílias. Pra que limpar uma cidade que será inundada? Será que pra aparecer bem na foto? Não seria melhor designar pessoal para acompanhar a necessidade das famílias em risco?
O município amapaense conhecido pelas belezas deste mesmo rio que hoje o invade, parece ter todo o aparato necessário para controlar a situação. É o que parece, mas, diferente do que é mostrado na mídia televisionada, pessoas reclamam da falta de organização no atendimento às necessidades básicas. A união, demonstrada pelas formigas da foto, é que resolverá nossos problemas. Aliás, todos sabem da organização destes insetos em suas colônias, mas em caso de alagamento é uma imagem que muito nos ensina.
Talvez se todos realmente trabalhassem para o bem comum, a situação fosse realmente resolvida, ou amenizada. O fato é que muitos oportunistas, políticos ou não, aproveitam-se da complexidade da situação para se dar bem. A dificuldade das famílias comove: “fui para um abrigo na escola, mas, com minha mulher hipertensa era melhor ter ido para o hospital. Tem muita gente lá, agente não dorme direito e a comida demora muito e não é boa, e esse cadastro deles também, eu não sei pra que é...” Senhor “Fernandes” está fora de casa a quatro dias e teve que procurar a casa de um amigo depois de ver a situação dos abrigos.
A união do poder público é aparente na visita de alguns Deputados Estaduais e do Executivo estadual ao município. Mas, será que muda muita coisa no sentimento das famílias que esperam políticas públicas para resolver de uma vez o problema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário