O que é o prócampo

Minha foto
Laranjal do Jari, AP, Brazil
Somos acadêmicos da primeira turma de licenciatura em educação do campo no Amapá. Atuamos na educação em vários municípios do estado. Ribeirinhos, urbanos ou índios, mudamos a idéia de que o campo é lugar de atraso. Somos Prócampo.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Decretada prisão dos 3 suspeitos da morte dos sucessores de Chico Mendes

O juiz titular da Vara de Violência Contra a Mulher da Comarca de
Marabá (PA), Murilo Lemos Simão, decretou hoje (29) a prisão preventiva de três pessoas acusadas de matar o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva.

José Rodrigues Moreira, Lindonjonson Silva Rocha e Alberto Lopes do
Nascimento foram denunciados pelo Ministério Público na última quarta-feira (27). O primeiro, dono das terras onde fica localizado o assentamento, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado. Os demais, acusados de executar o duplo assassinato, foram denunciados por homicídio triplamente qualificado.

De acordo com a decisão, os três têm até dez dias para responder à acusação e, no momento, são considerados foragidos.

José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva
foram mortos a tiros em maio deste ano em um assentamento na cidade de Nova Ipixuna, no sudeste do estado.


O assassinato

O casal de lideres extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva foi executado na manhã de terça-feira dia 24 de Maio deste ano na cidade de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, cidade a 390 quilômetros de Belém.

A suspeita de Organizações Não Governamentais (ONG’s) e da família de Ribeiro é que eles tenham sido executados por madeireiros da região. Silva era considerado sucessor de Chico Mendes, em referência ao líder dos seringueiros do Acre que foi morto em 1988 por sua defesa da Amazônia.

Pelas primeiras informações, o casal saiu do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, localizado a cerca de 50 quilômetros da sede do município de Nova Ipixuna, quando foi cercado em uma ponte por pistoleiros. Ali, eles foram executados a tiros.

A Polícia Civil do Pará está investigando o caso mas não confirmou ainda a hipótese de execução comandada por madeireiros da região. O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), ONG fundada por Chico Mendes da qual o casal participava, solicitou também investigação por parte da Polícia Federal e apoio do Ministério Público Federal (MPF) e Assembléia Legislativa do Pará. A presidenta Dilma Rousseff determinou que a PF ajude a desvendar o caso.

José Claudio da Silva vinha recebendo ameaças de madeireiros da região desde 2008. Segundo informações do CNS, desconhecidos costumavam rondar a residência do casal disparando vários tiros para tentar intimidá-los. José Cláudio da Silva era um dos principais defensores da preservação da floresta amazônica após a morte de Chico Mendes e constantemente fazia denúncias sobre o avanço ilegal na área de preservação onde trabalhava por madeireiros para extração de espécies como castanheira, angelim e jatobá.

Em novembro do ano passado, durante evento que discutiu a preservação da floresta amazônica, José Cláudio da Silva classificou como “assassinato” a derrubada de árvores da região e disse que “vivia com a bala na cabeça” por causa das constantes denúncias contra madeireiros. “Vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso, eu vivo com a bala na cabeça a qualquer hora, porque eu vou pra cima, eu denuncio os madeireiros, eu denuncio os carvoeiros e por isso eles acham que eu não posso existir”, disse.

Ele ainda declarou. “A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a Irmã Dorothy querem fazer comigo. Eu estou aqui conversando com vocês, daqui um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci. Me perguntam: tenho medo? Tenho, sou ser humano, mas o meu medo não me cala. Enquanto eu tiver força pra andar eu estarei denunciando aquele que prejudica a floresta”, afirmou.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Segundo Atanagildo Matos, Diretor da Regional Belém do CNS, a morte de José Cláudio e Maria da Silva é uma perda irreparável. “Eles nos deixam uma lição, que é o ideal dos extrativistas da Amazônia: permitir que o povo da floresta possa viver com qualidade, de forma sustentável, em harmonia com o meio ambiente”, diz Matos.

O casal vivia há 24 anos em Nova Ipixuna. Eles moravam em uma área de aproximadamente 20 hectares, com 80% de área verde preservada. Eles viviam da extração de óleos de andiroba e castanha e recentemente firmaram um convênio com a Universidade Federal do Pará para produção sustentável de óleos vegetais. Além do casal, outras 500 famílias moravam no PAEX Praialta Piranheira que tinha uma área total de 22 mil hectares.



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novos diretores do SINSEPEAP tomam posse.


Aconteceu na última quinta feira (14), às 20 h na sede campestre do Sindicato dos Servidores Públicos em educação do Amapá – SINSEPEAP, o serimonial de posse dos dirigentes sindicais da entidade.

Depois de um ano conturbado com o afastamento do ex - presidente Aildo Silva, a maior entidade sindical do estado tem a chance de reerguer-se e continuar crescendo na capital e no interior. A categoria, responsavel por todos os setores da educação e que, por isso, se faz muito importante no desenvolvimento do Amapá, tem conquistado muitos direitos, apezar dos indesejaveis acontecimentos. “Não foram só desgraças”, lembra o atual presidente Rui Valdo que passa a faixa, a partir de agora para o Professor de História Aroldo Rabelo.

Caboclo amazônida, criado no campo e com dificuldades para estudar na adolescencia, o agora presidente Aroldo tem nesta nova batalha um orgulho que a muito tempo desejava. Canditado em outras eleições do SINSEPEAP, sempre defendeu a mudança no pensamento de centralização e concentração de poderes em um único grupo. “Tenho todos aqui como companheiros, se não me veem assim, o problema não é meu.” Friza Aroldo em seu discurso emocionado.

O vice presidente eleito no município de Ferreira Gomes Francisco Charles (foto) saudou o público e agradeceu em nome do amigo e cabo eleitoral de sua campanha, vereador Edenilton Lima – Giro, e aos companheiros eleitos professor Marcelo Willie, seu secretário e à professora Elizama Coelho que assume a tesouraria da entidade no município além de Neilane e Professora Maeli, suplentes da chapa. “Temos muita luta daqui em diante, nossa responsabilidade aumenta, pois, nossos companheiros ferreirenses precisam ser melhor assistidos por este tão importante sindicato. Tenho certesa que faremos o melhor pois confio em meus companheiros de chapa”. Charles também lembrou o importante apoio que teve do professor Ribeiro, candidato ao inédito pleito.

Pela primeira vez na história seis chapas inscreveram-se para concorrer à diretoria do SINSEPEAP.


sábado, 16 de julho de 2011

Livres da Ficha Limpa, três senadores têm posse postergada

Mais de sete meses depois de começar a nova legislatura, três ex-governadores, tornados inelegíveis pela Ficha Limpa antes do STF (Supremo Tribunal Federal) vetar a lei para as eleições do ano passado, ainda aguardam para tomar posse no Senado. São eles João Capiberibe (PSB), Cássio Cunha Lima (PSDB) e Jader Barbalho (PMDB).

"Perdi cinco anos do outro mandato, e agora já perdi mais seis meses deste", afirmou o ex-governador do Amapá João Capiberibe (PSB), cassado em 2004 por suspeita de compra de votos quando se elegeu senador dois anos antes. Nas duas vezes, assumiu o senador Gilvam Borges (PMDB), apadrinhado político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB).

Assim como Capiberibe, Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba, e Jader Barbalho (PMDB), do Pará, ainda aguardam o STF rever a decisão que os tornou inelegíveis.

O primeiro teve o mandato de governador cassado em 2009 por abuso de poder econômico e político e por conduta vedada a agente público. O segundo renunciou ao Senado em 2001 para escapar da cassação quando sofria denúncias de desvio de dinheiro. Eles entrariam no lugar de Wilson Santiago (PMDB) e Marinor Brito (PSOL), respectivamente, que têm tentado adiar a perda do mandato com recursos ao Supremo.

Os três tiveram mais votos que os atuais senadores, mas foram barrados pela Lei da Ficha Limpa antes da decisão do STF, em março, postergar a aplicação da lei para 2012 --no entendimento do Tribunal, o texto, aprovado em julho de 2010, alterou as regras da eleição há menos de um ano do pleito, contrariando a Constituição. Desde então, tentam, sem sucesso, reverter a inelegibilidade para assumirem.

Em junho, ministros do STF negaram recursos de Barbalho e Cássio Cunha Lima que pediam para antecipar a diplomação com base no princípio da repercussão geral (quando o julgamento do STF vale para todos os casos semelhantes).

"O ministro achou que, pela proximidade com agosto, não haveria necessidade da medida cautelar", disse o advogado José Eduardo Alckmin, representante dos dois ex-governadores. "Já nós achamos que um mês de mandato é um prejuízo muito grande para um político", completou. O STF está em recesso até 31 de julho.
Enquanto isso, os senadores procuram barrar, ou pelo menos postergar, a perda do cargo com recursos ao Supremo. "Os recursos questionam desde a constitucionalidade da Lei de Repercussão Geral até o uso de outras leis. São teses natimortas com o objetivo de procrastinar o julgamento do processo", afirmou Alckmin.

Segundo o advogado, no caso de Barbalho a demora ocorre porque ele foi julgado quando o STF estava com um ministro a menos - o empate fez com que o Supremo fizesse valer a decisão anterior, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de barrar a candidatura do pemedebista. "O acórdão só foi publicado em junho, quando conseguimos entrar com recurso", disse.

Já Cássio Cunha Lima conseguiu reverter a decisão em maio, mas ainda não foi diplomado por causa de recurso de seu substituto, Wilson Santiago. O senador argumenta no processo que o caso do tucano é igual ao do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (PMDB), também cassado em 2009 por abuso de poder político, e se encaixaria na legislação anterior ao Ficha Limpa, que torna inelegíveis por três anos os políticos com condenações judiciais que não tenham mais possibilidade de recurso.

Diferentemente do tucano, cujo processo foi interrompido pelo adversário, Capiberibe sequer teve o pedido de liminar analisado pelo ministro Luiz Fux.

"É uma questão de morosidade, diria até que proposital. Nada explica que se leve três meses para cumprir a decisão do plenário do Supremo", afirmou o socialista. A advogada dele, Ângela Cignachi Baeta Neves, disse que Borges entrou com pedidos "absurdos" ao STF para atrasar o julgamento, mas que o problema não é esse.

"Acontece que o ministro não se pronunciou nem sobre o recurso do senador Capiberibe nem os do Gilvam", declarou. O Valor não conseguiu falar com Borges, que está licenciado do cargo.

Réu no mesmo processo por compra de votos, mas autorizada desde abril a assumir o mandato, a mulher de Capiberibe, Janete (PSB-AP), foi diplomada ontem pela Câmara Federal. Com ela foram empossados também João Alberto Pizzolati (PP-SC) e Magda Mofatto (PTB-GO), ambos ex-barrados pela Ficha Limpa, e Nilson Leitão (PSDB-MT), eleito após alteração no quociente eleitoral do Estado devido a validação dos votos de Willian Dias (PTB-MT), que estava inelegível pela nova legislação.

Fonte: Gazeta Paranaense.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Câmara empossa "fichas sujas" eleitos pelo povo.

A Câmara dos Deputados deu posse nesta quarta-feira (13) a quatro parlamentares que haviam sido barrados nas últimas eleições pela Lei da Ficha Limpa. Janete Capiberibe (PSB-AP), Magda Moffato (PTB-GO), João Pizzolatti (PP-SC) e Nilson Leitão (PSDB-MT) foram empossados na sessão desta tarde.

Ontem (12), a Mesa Diretora da Casa decidiu que daria posse imediata aos parlamentares “ficha suja” de acordo com decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Os ministros decidiram que ela não valeu para as eleições de 2010.

O Diário Oficial da Câmara dos Deputados publicou hoje o ato da mesa diretora informando a perda de mandato dos deputados Zonta (PP-SC), Professora Marcivania (PT-AP), Delegado Waldir (PSDB-GO) e Ságuas Moraes (PT-MT).

Fonte: Portal R7

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Processo Seletivo 2012 UNIFAP

Serão ofertadas 1.040 vagas. Deste total, 50% estão reservadas para preenchimento via ENEM.

As inscrições para o Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal do Amapá (Unifap) estarão abertas a partir do dia 18 deste mês e estendem-se até 18 de agosto. Os candidatos devem efetuar o cadastro, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Serão ofertados 24 cursos de graduação (23 no campus Marco Zero, em Macapá, e 1 no campus universitário de Santana).

A Unifap vai ofertar 1.040 vagas no PS 2012. Do total de vagas disponibilizadas por curso, 50% estão reservadas para preenchimento via Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a outra metade aos que se submeterem ao PS diretamente. Este é o segundo ano que a Unifap adota as notas do Enem para ingresso na universidade. A taxa de inscrição será de R$ 95 e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil. Os candidatos que optarem pela nota do Enem estarão isentos do pagamento.

Os estudantes oriundos de escolas públicas que não estiverem inscritos no ENEM 2011, ou que não tenham realizado a prova de 2010, estão sujeitos a cobrança. Os que comprovarem a não possibilidade de pagamento devem solicitar a isenção da taxa até 20 de julho, por meio de formulário disponibilizado no site do Departamento de Processo Seletivo e Concursos (Depsec). O resultado com a lista de isentos será divulgado no dia 29 de julho.

Com exceção do curso de matemática, cujo vestibular é composto por três fases, os demais seguem com as provas objetiva e analítico-discursiva, além da redação. A primeira fase será em 30 de outubro das 14h às 19h. O resultado será publicado a partir de 11 de novembro. O cronograma segue com a aplicação do exame de segunda fase e resultado final previsto para 12 de dezembro. O edital com todas as informações do PS está disponível em http://www3. unifap.br/depsec/nv/arq/arq500003.pdf.

Cursos e vagas
Licenciatura Artes Visuais 50
Bacharelado Ciências Ambientais 50
Bacharelado Ciências Biológicas 25
Licenciatura Ciências Biológicas 25
Bacharelado Ciências Farmacêuticas 50
Bacharelado em Ciências Sociais 50
Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo 50
Bacharelado em Direito 50
Licenciatura Educação Física 50
Bacharelado Enfermagem 50
Licenciatura Física 50
Bacharelado Geografia 35
Licenciatura Geografia 35
Bacharelado em História 30
Licenciatura História 50
Licenciatura Língua Portuguesa e Inglesa 30
Licenciatura Língua Portuguesa e Francesa 30
Licenciatura Plena em Matemática 50
Bacharelado Medicina 30
Licenciatura Pedagogia 50
Bacharelado em Relações Internacionais 50
Bacharelado em Secretariado Executivo 50
Bacharelado Arquitetura e Urbanismo 50
Bacharelado em Engenharia Elétrica 50

Fonte: A Gazeta

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vereador acusa Jornal do servidor de publicar informações falsas


Depois das denuncias publicadas na Edição desta semana no Jornal do Servidor e neste blog, o representante do Executivo Municipal ferreirense na Câmara de vereadores Marcelo do PT declarou como enganosas as informações.
Segundo o Jornal, ligado à entidades sindicais amapaenses, a Associação Rádio Comunitária Araguari estaria recebendo mensalmente R$ 2 mil por serviços de comunicação em geral. O problema, acusa o impresso, é que a Rádio Araguari não funciona a mais de três meses, deixando de prestar então tal serviço.
O vereador e professor Marcio Marcelo, militante do partido dos trabalhadores e componente da base do prefeito Valdo Isacksson no município, disse que não são confiáveis as informações publicadas em um Jornal onde ninguém assina as matérias e, por isso, o Jornal do Servidor estaria tendo muitos problemas com autoridades locais.
Marcelo do PT, como gosta de ser chamado, justifica que o pagamento estaria sendo feito ao assessor de comunicação da prefeitura de Ferreira Gomes que, por coincidência, seria também o diretor da rádio. Portanto, mesmo a rádio sem funcionar, o assessor estaria prestando seus serviços.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Rádio inoperante recebe R$ 2 mil mês em Ferreira Gomes



A rádio Araguari FM, um importante veículo de comunicação do município de Ferreira Gomes, é citada no Jornal do Servidor desta semana como recebedora de mensalidades no valor de R$ 2.000,00 pagos pela Prefeitura de Ferreira Gomes. A grande surpresa da população é que a rádio já não funciona desde que mudou de endereço, ou seja, mais de três meses.

Segundo uma testemunha anônima, o repasse é feito ao dono da Associação Comunitária Rádio Araguarí que divide a quantia com um vereador do município. Isso tudo, segundo ele, com o consentimento do pagador: O Prefeito.

Segundo o Edital, a rádio deveria prestar serviços de comunicação em geral, mas, como está fora do ar desde o início deste ano, os pagamentos não possuem justificativa. O prefeito Valdo Isacksson Monteiro foi procurado pelo Jornal do Servidor, mas, infelizmente não foi localizado.

O caso será denunciado à Promotoria de Justiça para averiguação. Pelos pagamentos, empenhados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o prefeito poderá responder por crime de improbidade administrativa.

sábado, 2 de julho de 2011

Procampo Jarí Módulo V

O cronograma do Semestre V do Procampo Jarí foi alterado pela coordenação. Segundo Emanuel Leal de Lima, coordenador do Procampo Jarí, a logística necessária para atender às demandas atuais deve ser ampliada, por isso precisamos de mais tempo para organizar as finanças de acordo com a realidade dos fornecedores locais.

Com a necessidade de atender novidades como hospedagem e refeições para todos os acadêmicos oriundos de outros municípios uma série de medidas teve que ser tomada. Daí então, o calendário previsto para iniciar no dia 01 de julho foi alterado passando para o dia 18 de Julho do ano corrente.

Uma conversa com o atual Secretário de Educação do Estado para acertar o início das aulas no segundo semestre do ano letivo de 2011 está marcada para a próxima semana, pois, com as mudanças, os acadêmicos, que são professores só deverão retomar as atividades profissionais ao fim do mês de agosto. A mesma medida deverá ser tomada com as Secretarias Municipais de Educação.

Os acadêmicos do Procampo, curso específico para professores que atuam em escolas do campo no estado do Amapá, formará em 2013 mais de 40 profissionais da educação na área de Física e Biologia, disciplinas que apresentam grande carência em todo o estado.