O que é o prócampo

Minha foto
Laranjal do Jari, AP, Brazil
Somos acadêmicos da primeira turma de licenciatura em educação do campo no Amapá. Atuamos na educação em vários municípios do estado. Ribeirinhos, urbanos ou índios, mudamos a idéia de que o campo é lugar de atraso. Somos Prócampo.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mente suja



...“Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco porque meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu”...
Deputado Federal Jair Bolsonato (PP/RJ) ao ser perguntado pela cantora Preta Gil sobre como reagiria se seu filho se apaixonasse por uma negra.

Quantos Bolsonatos cruzamos nas ruas todos os dias?
Atitudes homofóbicas tentam ser justificadas pela religiosidade, cultura, bla bla bla – bla bla bla. Muitos acham que a diferença é doença. Outros vêem como normal. Risadinhas, piadas e gestos preconceituosos fazem parte do nosso cotidiano, mas, o deputado ta no passado. Jair Bolsonaro agiu como se estivesse em pleno regime ditatorial e que dia é hoje? Em que mundo ele vive?
Nosso belo país, formado por gente de todas as partes do mundo, seria um oriente médio da vida se sujeitos como este resolvessem aparecer aos montes, questionando seu espaço livre de outras classes, executando cada cor de pele diferente, humilhando todo trabalhador das periferias aonde os serviços não chegam. Seria este o tipo de ambiente ao qual ele refere-se?
O povo sabe o que faz, mas não foi este indivíduo que, espero, tenham elegido. Ah, é a democracia. Não. É homofobia mesmo. Dificuldade de dividir espaço com quem é diferente. Estamos a mais de cinco séculos do início das misturas. Será que em seu DNA não há parte da genética de índio, negro ou quem sabe até um gay reprimido?
Ah tá! A familia dele não deve ter nunca frequentado ambiente como o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário